A empresa em que eu trabalho não está cumprindo as regras trabalhistas. O que eu posso fazer?

Sim, eu sei o quanto é inconveniente e pode nos causar mal trabalhar em um local que não cumpre as regras trabalhistas. No entanto, enquanto estamos trabalhando em um dado local, ficamos sujeito a um princípio que se chama 'subordinação jurídica' e que nos impede de descumprir a maioria das regras que recebemos de nossos superiores hierárquicos.
Porém, se sua empresa não está garantindo seus direitos como trabalhador, há pelo menos duas alternativas para resolver a questão.
1- Faça uma denúncia no Ministério Público do Trabalho. A denúncia pode ser feita de forma anônima (apesar de não ser a melhor opção, pois se eles precisarem de informações complementares e não conseguirem falar com você, a denúncia pode ser arquivada) e o Procurador do Trabalho irá averiguar o que acontece no seu posto de trabalho para garantir que as normas trabalhistas estejam sendo cumpridas. Se você se sentir inseguro de fazer a denúncia, sempre há a opção de contratar um advogado para fazer a denúncia e acompanhar seu andamento.
2- Você pode "demitir a empresa por justa-causa". Se por um lado, a empresa pode demitir o empregado por justa-causa, por outro lado, o empregado pode entrar com uma rescisão indireta do contrato de trabalho, se a empresa não estiver cumprindo as regras trabalhistas e contratuais. Nesse caso, você precisa de um advogado, pois a rescisão indireta é feita na justiça. E, na maioria dos casos, irá continuar trabalhando até sair a sentença. Porém, se for decidido que sua empresa estava descumprindo a legislação trabalhista, você receberá todos os seus direitos como se tivesse sido desligado sem justa causa.
Gostou do post? Encaminhe pra quem possa estar precisando dessa informação!