Drª., Sou trabalhador e fui intimado para comparecer ao Ministério Público do Trabalho. E agora?

Muita calma nessa hora!
As intimações dos órgãos públicos, muitas vezes, não informam o motivo da convocação e, por isso, podem ser fonte de muita ansiedade. É importante tentar se tranquilizar e consultar um advogado(a) da sua confiança.
No geral, as intimações do Ministério Público do Trabalho para empregados, ou seja, trabalhadores, servem para ouvir o empregado em algum inquérito em que é apurado se a empresa que ele trabalha atualmente, ou que ele já trabalhou no passado, está descumprindo alguma regra trabalhista.
Eu costumo indicar que meus clientes compareçam na data e hora em que foram chamados e que respondam às perguntas que forem feitas.
É importante entender que você não está sendo investigado e nem está sendo processado. Você será somente testemunha.
Como testemunha, você tem o dever de dizer a verdade, ou seja, não pode mentir. Mentir em depoimento pode ter uma série de consequências e é, inclusive, crime. Na dúvida sobre alguma resposta, informe que não se lembra exatamente do fato e que não sabe responder à pergunta.
No geral, os Promotores do Trabalho são muito acolhedores e entendem quando a testemunha está nervosa. Então, não há razão para sofrer com esse tipo de intimação.
Você já foi intimado pelo Ministério Público do Trabalho? Conte pra mim nos comentários.